Paisagísmo em quinta
Este projeto de paisagísmo em quinta privada, visava transformar os espaços vazios ou mortos em pontos atrativos e de interesse.
Claramente temos aqui um quintal que precisa de ser dinamizado e adaptado às características existentes, tais como os desníveis acentuados do terreno para as zonas de convivío e piscina.
Numa primeira fase fizemos barreiras verdes de photíneas nas laterais junto aos muros, um excelente arbusto para o efeito, porque é de crescimento rápido e tem uma folhagem verde que perdura todo o ano, de modo a realçar o contorno do espaço. Transformamos as zonas de desnível em zonas verdes e abertas, com relvado natural para que estas zonas ingremes, se transformem em zonas limpas e naturais e que ao mesmo tempo se tornem num absorvente natural de chuvas.
Fizemos caminhos de pedra entre as zonas de interseção, recortados na relva ao estilo de calçada japonesa, de forma a criar a sensação de um percurso convidativo à meditação contemplativa, da vegetação envolvente.
Para não sobrecarregar o espaço envolvente disponível e ao mesmo tempo trazer muita vida e cor a estas calçadas, que abrem elegantemente os caminhos entre as zonas de convívio, colocamos um corredor de floreiras em modo de jardim vertical, com o intuito de colocar diversas plantas coloridas.
Já na zona de convivio junto à piscina, transformarmos o jardim lateral em um jardim seco de pedra rolada branca, com algumas ornamentais pelo meio a embelezar, junto a este jardim acrescentamos mais floreiras, com uma grande variedade de plantas aromáticas e medicinais, que estão sempre perto da churasqueira para se tornarem bons complementos nos churascos.
Criar o ambiente perfeito em locais instáveis e inregulares pode parecer uma causa impossível, mas os elementos certos nas zonas certas acabam por trazer resultados interessantes.